Foto: Nathália Schneider (Diário)
A noite fria da quinta-feira não impediu que a 2ª edição do Conecta Distrito reunisse um grande e importante público no recém lançado Mercado da Vila Belga. Com o propósito de levar conexão entre os participantes, o evento dobrou de tamanho. Na primeira vez que foi realizado, eram 200 inscritos para participar das atividades. Neste ano, são 400 pessoas, conforme a Secretaria Municipal da Cultura. Em menos de um ano, o Distrito Criativo Centro-Gare segue a proposta de levar movimento ao centro histórico, mas agora com mais afinidade e ligação entre criativos, poder público, empreendedores, artistas e demais presentes que apostam nos antigos casarões como pilastras da inovação, da economia sustentável e, claro, da criatividade.
Até este sábado, centenas de pessoas devem participar das iniciativas que tratam da economia criativa, arte, comunicação, empreendedorismo, música e demais meios (leia mais na página 22). Mas, mais que isso, a comunidade do Conecta Distrito estará reunida para impulsionar o projeto, pois acreditam no potencial da localidade para transformar uma região que por anos ficou à margem e esquecida, mesmo em um polo econômico sustentável.
Incontestável líder do projeto, o vice-prefeito Rodrigo Decimo (União Brasil) resumiu bem o que se espera desta segunda edição do evento:
— Queremos conexão entre criativos, artistas e empreendedores com o distrito. Esse é um evento exclusivo para tratar da economia criativa e gerar conexão entre os sujeitos que estão envolvidos nesse contexto.
Mercado
A abertura do Conecta ocorre em meio à reforma do Mercado Público, que deve ser lançado oficialmente no próximo mês. O primeiro pavimento, com entrada para a Rua Manoel Ribas, foi ocupado para o evento. O amplo espaço, com pintura renovada, será a futura casa de pessoas ligadas à Cultura e à Educação. No prédio, serão criados laboratórios criativos, de informática e robótica, além de setores destinados aos criativos (pessoas dos mais diversos segmentos, como artesanato, música, games, designers)
Gare
Durante a abertura do Conecta Distrito, o vice e o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) anunciaram mais um avanço para que, finalmente, a revitalização da Gare saia do papel. Segundo eles, o projeto elétrico da Estação Ferroviária está concluído, assim como outros projetos complementares. Dessa forma, neste momento, faltam ajustes junto aos institutos de patrimônios para dar seguimento ao projeto.
À coluna, na semana passada, Decimo antecipou que, ao que tudo indica, ainda neste mês o edital será concluído, encaminhado à Secretaria de Cultura e levado à licitação. Na última quinta-feira, o vice reiterou que o trabalho se dá para que até o final do ano a comunidade santa-mariense tenha de volta um de seus maiores patrimônios históricos restaurado e ativo.